Fonte: OMS.
Idadismo, etarismo, ageismo são termos que descrevem o preconceito relacionado à idade. Embora pessoas de diferentes faixas etárias possam ser alvo desse tipo de preconceito, é mais comum entre os mais velhos. Para você ter uma ideia, de acordo com a OMS, uma em cada duas pessoas no mundo possui preconceito de idade contra a pessoa idosa. Isso é preocupante, não acha?
O idadismo pode ter impactos variados, como na saúde física e mental, bem-estar social e até mesmo no aspecto econômico.
Segundo o relatório global sobre o preconceito de idade, há três estratégias:
1) políticas e leis;
2) ações educativas e
3) intervenções intergeracionais. Ou seja, criar ações com pessoas que tenham idades variadas.
Foi com base nessa terceira estratégia que a OMS, em colaboração com parceiros, desenvolveu o Guia sobre Práticas Intergeracionais.
Este Guia oferece orientações, passo a passo, para quem utiliza ou deseja utilizar práticas intergeracionais para vencer o preconceito de idade, promovendo a compreensão e o respeito mútuo entre as gerações. No Guia há uma série de imagens inspiradoras entre pessoas de diferentes idades convivendo. Veja algumas delas:
Fonte: OMS.
Fonte: OMS.
Fonte: OMS.
Composto por estudos de caso, ferramentas, modelos, dicas e métodos, o Guia busca estabelecer e conduzir práticas intergeracionais de maneira efetiva. Além disso, inclui 40 atividades intergeracionais para inspirar outras ações. O documento também destaca exemplos de organizações ao redor do mundo que adotam práticas intergeracionais.
A proposta do Guia é incentivar as pessoas a participarem de atividades intergeracionais, contribuindo para a construção de um mundo para todas as idades.
Por enquanto, o Guia “Connecting generations: planning and implementing interventions for intergenerational contact” está disponível apenas na versão em inglês.
Acreditamos profundamente no impacto positivo dessas práticas e queremos saber se você está com a gente: gostaria de acessar conteúdos sobre o assunto?
Se sim, preencha este formulário, clicando aqui. Dependendo da quantidade de interessados, vamos preparar e compartilhar materiais relevantes sobre o tema.
Você também pode fazer uma publicação ligada ao tema! Utilize suas mídias sociais para isso!
Não esqueça de incluir a hashtag #AWorld4AllAges
Além disso, você pode criar ou apoiar eventos e iniciativas ligadas ao tema. Participe!
Se você está em busca de conteúdo rápido, efetivo e claro, o canal no Youtube “Longevidade para Todos” tem uma série especial que aborda sobre o preconceito com a idade e a convivência entre gerações. A série é formada por quatro vídeos curtos que unem educação com entretenimento. A seguir, separamos mais informações. Confira!
Conheça cada um deles a seguir:
Descritivo:
Você sabe o que é etarismo? Venha refletir sobre os desafios enfrentados quando a discriminação baseada na idade entra em cena.
Vamos nos questionar:
- Será que realmente estamos valorizando as pessoas pelo que são e não apenas pela idade que possuem?
- Será que estamos enxergando o potencial e a contribuição de cada geração?
Descritivo:
Prepare-se para mergulhar em um jogo simples e repleto de reflexões sobre as barreiras impostas pelo preconceito etário.
Com uma abordagem instigante e desconstruindo estereótipos, a gerontóloga Tássia desafia os espectadores a enxergarem além das aparências e a valorizarem as conexões humanas.
Prepare-se para questionar suas próprias percepções e abrir-se para uma nova visão sobre as idades.
Descritivo:
Neste episódio, a Gerontóloga Tássia Chiarelli apresenta uma seleção de histórias e projetos incríveis que desafiam estereótipos e promovem uma cultura de respeito e inclusão para todas as idades.
O nome desse episódio é "Iniciativas que fazem a diferença contra o Etarismo". Surpreenda-se com iniciativas que estão transformando a maneira como enxergamos a idade.
Mas não vamos estragar a surpresa! O convite é para que você aperte o botão do "play" e assista ao vídeo completo.
Prepare-se para repensar suas próprias ideias em relação ao etarismo.
Descritivo:
Você já falou alguma frase que contribuiu para o preconceito com a idade?
Ficou em dúvida? Então esse vídeo é para você.
O tema do preconceito etário está relacionado com a forma como nos comunicamos.
A Gerontóloga Tássia nos guia por uma jornada, revelando como certas frases, aparentemente inofensivas, podem esconder estereótipos e barreiras relacionadas à idade.
Se você está em busca de uma reflexão profunda e deseja ampliar sua percepção sobre o tema do etarismo, não deixe de conferir esse conteúdo.
Que tal ver o artigo sobre as Zonas Azuis, conhecidas em inglês como "Blue Zones"? Clique aqui.