Sobre Ela

Tássia Monique Chiarelli é uma gerontóloga inquieta, e é preciso ser para adentrar em uma profissão ainda pouco conhecida. Ela fez parte da terceira turma de graduação em Gerontologia do país. Quando estava um ano para se formar, pensou duas vezes: onde iria trabalhar? A oferta de serviços para pessoas idosas era escassa. Mas aí veio a inquietude: se existiam poucas instituições no mercado, que tal criar a sua própria empresa?

Foi assim que Tássia ingressou no mercado com a OPA, focada em projetos criativos para a velhice. No começo, era apenas uma ideia incubada na Habits da USP. Nesse processo não foi apenas a OPA que ganhou maturidade, a Tássia também. Não foi fácil empreender sem experiência, sem um capital inicial e com pouco incentivo para a área do envelhecimento. Mas o segredo foi ir com resiliência e fazer a sua parte. Porque junto com todos os desafios, ela tinha um propósito muito mais forte: aproximar as pessoas do envelhecimento. Parece estranho, considerando que todos nós estamos envelhecendo, mas há muitos muros invisíveis nessa história.

Depois de alguns anos, a OPA deu espaço para que a Tássia ganhasse asas. Foram surgindo outras oportunidades de trabalho nas áreas de educação e inovação.  Ela fez mestrado no programa de Gerontologia, desenvolveu um projeto de capacitação para empreendedoras 50+, se tornou educadora referência em envelhecimento, cursou doutorado em Gerontologia, escreveu dois livros, já recebeu diversos reconhecimentos e por aí vai! O propósito dela ainda continua o mesmo, algumas vezes os muros invisíveis são bem altos, mas pontes de conhecimento tem diminuído o desafio.

Ficha Técnica:

Graduação: Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP).

Mestrado: Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP).

Doutorado: Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Certificação: Goldman Sachs 10,000 Women.


Mini Biografia:

Foi fundadora e CEO da OPA – empresa focada em ações criativas para o envelhecimento. Fez parte da primeira turma de empresas selecionadas na incubadora de empresas Habits da USP. Foi selecionada no programa internacional de gestão empresarial 10.000 Women, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas e pelo IE Business School. Idealizou e implementou o projeto Mulheres 50+ em Rede, premiado pelo Google, Rede Mulher Empreendedora e Tech Sampa, como também no Congresso Municipal de Envelhecimento Ativo. Por mais de cinco anos, esteve na docência das pós-graduações em Gerontologia e Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo. Já ministrou aulas, palestras e treinamentos em instituições nacionais e internacionais como Einstein, Sesc, Senac, USP, Itaú, Google, Universidad de Costa Rica e Universidade Católica do Porto (Portugal). Autora dos livros “Tecnologias e envelhecimento ativo” e “Empreendedorismo no mercado da longevidade”. Membro da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec). Tem se dedicado a estudos, publicações, consultorias técnicas e projetos em gerontologia nas áreas de educação, gestão e inovação. Destacam-se as consultorias técnicas oferecidas à UNESCO em parceria com o Governo Federal. É a criadora e produtora de conteúdo do canal no Youtube chamado “Longevidade para Todos”. Durante a trajetória, já recebeu diversos reconhecimentos e premiações na área do envelhecimento.


Premiações e reconhecimentos:


Membro:


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3623120181178025 

Trabalhos em fotos

Ao longo da sua trajetória, com o propósito de criar pontes de conhecimento, Tássia Chiarelli já produziu uma série de publicações sobre longevidade.

Livros, capítulos de livros, artigos científicos, artigos jornalísticos, podcast e muito mais!

Livros

Artigos Científicos

Capítulos de Livros

LinkedIn

CHIARELLI, T. M. Carta para quando você se sentir velho. 2020. Veja aqui.

CHIARELLI, T. M. O que perdemos com o preconceito etário na pandemia? 2020. Veja aqui.

CHIARELLI, T. M. É só por teimosia que o idoso resiste ao isolamento social? A ciência explica! 2020. Veja aqui.

CHIARELLI, T. M. Empreendedorismo em Gerontologia. 2019. Veja aqui.

CHIARELLI, T. M. Gerontology on hands on | Gerontologia na prática. 2019. Veja aqui.

CHIARELLI, T. M. Seu Garcia: uma pessoa “tabuada”. 2017. Veja aqui.

CHIARELLI, T. M. A vovó que vivia na poltrona... 2017. Veja aqui.

CHIARELLI, T. M. Empreendedorismo: "Você não está muito velho para isso?!". 2016. Veja aqui.

CHIARELLI, T. M. O idoso e o mercado de trabalho. 2016. Veja aqui.

Podcasts

Podcast: Curso da Vida - Sesc São Paulo

Podcast: PratasCast 

Podcast: Via Oral

Reportagens

TV GLOBO. Envelhecimento populacional estimula empreendimentos voltados à ‘terceira idade’ , 2024. Veja aqui.

REVISTA ONIX + VOCÊ. Conecta 60+: o público idoso vem dominando as tecnologias. Edição 8, 2023. Veja aqui.

NEXO JORNAL. Como as redes sociais impactam a rotina dos idosos. 02 dez. 2020. Veja aqui.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM. Parnamirim recebe visita de consultora do Ministério dos Direitos Humanos. 13 jan. 2020. Veja aqui.

SENAC. Gerontologia: empreender é um caminho, 22 jun. 2019. Veja aqui.

SENAC. A longevidade já é uma realidade, 22 jun. 2019. Veja aqui.

SENAC. Velhice não é sinônimo de doença, 22 jun. 2019. Veja aqui.

SENAC. O cuidado humanizado é mais que uma boa prática, 19 jun. 2019. Veja aqui.

SENAC. Tecnologia estimula funções cognitivas de idosos, 19 jun. 2019. Veja aqui.

SENAC. Existem várias velhices dentro da própria velhice, 18 jun. 2019. Veja aqui.

CALCADE, P. Com o envelhecimento da população, empresas são forçadas a bolar novas estratégias. Revista 29 horas, 01 fev. 2019. Veja aqui.

Vídeos

Anais

CACHIONI, M. et al. In: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano: publicação multidisciplinar da Universidade de Passo Fundo. Anais do II Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares sobre Envelhecimento, 2018. p. 16-22.

CHIARELLI, T. M.; BATISTONI, S. S. T. ; BORGES, G. . O uso do Facebook por idosos. In: Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia, 2018, São Carlos. Anais do I Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia, 2018. p. 13-13.

BATISTONI, S. S. T. ; BORGES, G. ; CHIARELLI, T. M. . Autoeficácia no uso do Facebook e indicadores de solidão entre idosos. In: Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia, 2018, São Carlos. Anais do I Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia, 2018. p. 29-29.

CHIARELLI, T. M.; BATISTONI, S. S. T. ; BORGES, G. . Perspectiva de Tempo Futuro em Idosos usuários do Facebook. In: Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia, 2018, São Carlos. Anais do I Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia, 2018. p. 71-71.

PINTO, J. M. ; BATISTONI, S. S. T. ; CHIARELLI, T. M. ; TAVARES, M. ; NERI, A. L. . Relações sociais mediadas por recursos tecnológicos, saúde e bem estar em idosos: Estudo Fibra 80+. In: Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia, 2018, São Carlos. Anais do I Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia, 2018. p. 90-90.

CHIARELLI, T. M.; GRANERO, C. L. ; BESTETTI, M. L. T. . Capacitação Digital para Empreendedoras a partir de 50 Anos de Idade. In: I Congresso Brasileiro de Gerontecnologia, 2016, Ribeirão Preto. Medicina, 2016. v. 49. p. 45-45.

Outras Produções Bibliográficas

CHIARELLI, T. M. O que você guarda no bolso? Um papo sobre educação financeira.. Minas Gerais: Rede Longevidade, 2022 (capítulo e-book).

CHIARELLI, T. M. Educação financeira: empoderamento pelo conhecimento. Belo Horizonte: Rede Longevidade, 2022 (Produção de conteúdo digital).

CHIARELLI, T. M. Novas formas de trabalho para inovar na longevidade. Belo Horizonte: Rede Longevidade, 2022 (Produção de conteúdo digital).

CHIARELLI, T. M. Geronto o quê?. Fundação Dom Cabral, 2021 (Trendbook Longevidade).