O mundo inteiro se mobiliza para conversar sobre um assunto extremamente relevante: dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Caso prefira acompanhar com o vídeo, ao invés de ler, o mesmo conteúdo está aqui:
Antes de começar a nossa conversa, esse artigo surgiu por causa de uma parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Betim (MG). Esse tipo de parceria traz diversos benefícios:
- Provoca a busca por novos caminhos;
- Aumenta o conhecimento sobre o assunto;
- Faz crescer profissionalmente e pessoalmente.
Portanto, um super agradecimento ao CMPI de Betim! Aliás, você também foi beneficiado com essa parceria, vamos começar nosso papo?
Se você acha que esse assunto é distante da sua realidade, foi para você que esse conteúdo foi produzido. A velhice é um fenômeno universal e te impacta! Quer ver como já te envolveu?
Se hoje você não é velho, com certeza você conhece alguém que já vive essa fase da vida.
Ou então, se hoje você não é velho, um dia você será, assim espero. Portanto, claro que esse assunto tem relação contigo!
Sem mais delongas: como você gostaria de ser tratado na condição de velho? Se o termo “velho” te incomodou, esse é o primeiro sinal de que ainda precisamos avançar sobre educação para o envelhecimento e também para evitar situações de violência.
Muito provavelmente, quando eu falei a palavra violência, pode ter vindo em sua mente a agressão física, mas há muitas outras manifestações. Por exemplo, existe a psicológica, que são agressões verbais ou gestuais. Outro tipo que pode ser um tabu para muita gente, é a violência sexual. Também há a violência financeira, que é a exploração imprópria ou ilegal de recursos financeiros e pratimoniais da pessoa idosa (MINAYO, 2005).
Infelizmente, você já pode ter ouvido falar sobre velhos que foram abandonados. O abandono também é uma violência. E não para por aí, uma das violências mais presentes é a negligência, ou seja, trata-se da omissão dos devidos cuidados com a pessoa idosa (MINAYO, 2005).
Agora que nós já conhecemos um pouco mais sobre alguns tipos de violência, nós estamos mais preparados para agir. Porque esse é um dos objetivos dessa data: a prevenção da violência. Então você que está lendo, acaba de se tornar um amigo da pessoa idosa.
Por que amigo é aquele que cuida, é aquele que acolhe. Todos nós: familiares, vizinhos, profissionais, instituições, os próprios idosos, podem se tornar um amigo da pessoa idosa.
E como você pode fazer isso na prática? Vamos lá:
Observe se houve alterações no comportamento, na condição física e também psicológica da pessoa idosa que você conhece. Ela perdeu peso? Ela está mais ansiosa ou depressiva? Observe com presença, observe com atenção.
Se você notou mudanças, registre, converse com instituições de apoio para receber orientações, o próprio Conselho da Pessoa Idosa é um canal importante. Se necessário, denuncie. Disque 100 para denunciar, não tenha medo, não se omita.
O nosso principal objetivo é a prevenção. Porque desejamos, com toda a nossa força, que nenhuma pessoa vivencie uma situação de violência. Uma grande estratégia é por meio do conhecimento, pelo acesso à informação.
Então se você teve contato com esse material, que tal compartilhar com a sua rede? Vamos conectar as pessoas à esse conteúdo de qualidade.
Também precisamos conhecer melhor esse camarada aqui: o Estatuto do Idoso. E não apenas conhecer, devemos colocar em prática, pensar em caminhos sustentáveis para aplicá-lo.
Se quiser dar uma olhadela no Estatuto do Idoso, clique aqui.
Só conseguiremos combater a violência fortalecendo a cultura de paz. Mais uma dica para você fazer hoje, assim que finalizar essa leitura: use as suas redes sociais para fortalecer a cultura de paz.
Que tal fazer uma publicação demonstrando a importância dos mais velhos em nossa sociedade? Pode ser uma foto dos seus avós ou pais, ou então, de outra pessoa idosa que você admira. Utilize a #velhosAmigos e não se esqueça de citar que a publicação faz parte da campanha sobre o Dia Mundial de Conscientização contra a Violência da Pessoa Idosa. Vamos encher as mídias sociais de publicações que valorizem os mais velhos!
Eu já comecei no Instagram, olha só:
Se você já é idoso, saiba que a sua atuação também é fundamental e muito esperada. Continue exercendo o seu papel na sociedade e em sua família. Converse com seus amigos buscando identificar se eles estão passando por uma situação de violência.
A nossa sociedade precisa de exemplos, portanto, seja um exemplo.
Então, independente da sua idade, essa data nos lembra sobre a importância de cuidarmos uns dos outros. O que todos nós queremos é sermos tratados com respeito, dignidade e amor.
Não se esqueça: seja um amigo da pessoa idosa, fortaleça a cultura de paz.