As cidades desempenham um papel essencial na qualidade de vida das pessoas em todas as etapas da vida. Uma cidade verdadeiramente acolhedora é aquela que oferece segurança, acessibilidade e oportunidades para a interação intergeracional. O aniversário da capital paulista pode levantar uma reflexão importante: como as cidades podem ser mais inclusivas para todas as idades?
Para a gerontóloga Tássia Chiarelli, que trabalha com temas relacionados ao envelhecimento, planejamento urbano e qualidade de vida, as cidades têm um papel fundamental na construção de espaços que promovam bem-estar e convivência intergeracional. "As cidades precisam ser planejadas para que pessoas de todas as idades possam se sentir parte delas, interagindo, se relacionando e contribuindo com sua comunidade", afirma.
Pensando nisso, foi produzido um vídeo com sugestões de locais em São Paulo que unem lazer, cultura, acessibilidade e participação social. A seleção leva em conta a proximidade com transporte público e a oportunidade de interação, elementos essenciais para um envelhecimento ativo e saudável.
A ideia de elaborar essa lista é demonstrar que a melhor maneira de celebrar a data de aniversário de São Paulo, é vivenciando seus espaços. Frequentar esses ambientes fortalece a conexão com a cidade e reforça a importância de torná-los inclusivos para todas as gerações.
Confira os espaços assistindo ao vídeo:
Mesmo para quem não mora na capital paulista, o aniversário de São Paulo serve como inspiração para divulgar os espaços de sua própria cidade. A ideia é que o vídeo produzido motive a criação de outros, seja apresentando mais lugares de São Paulo ou de outras regiões.
A sua cidade pode ter espaços que promovem lazer, bem-estar e convivência. Que tal produzir um vídeo ou divulgar esses locais? Eles são frequentados por pessoas mais velhas? Como é a interação entre gerações?
Divulgar e frequentar esses locais é uma forma de reforçar sua importância e fomentar cidades mais inclusivas para todas as idades. Vamos juntos fortalecer a ideia de que envelhecer com qualidade depende de cidades planejadas para todos.