Em meio as conversas sobre envelhecimento ativo e saudável, os termos 'autonomia' e 'independência' frequentemente surgem. Mas você já se perguntou se realmente sabe diferenciá-los?
Vamos simplificar:
Autonomia é possuir a capacidade de decidir. Já independência é possuir a capacidade de fazer.
Anotado?
Então, que tal praticar agora mesmo?
No vídeo intitulado "Indicadores de Liberdade: Autonomia e Independência [Dicionário Gerontológico]", a gerontóloga Tássia Chiarelli te convida a exercitar seu entendimento desses termos. Por meio de exemplos simples, você terá a chance de testar suas respostas e entendimento sobre o assunto. Essa é uma maneira de compreender como esses termos estão presentes na vida diária da pessoa idosa.
Curioso para aprender? Assista o vídeo por aqui:
Com as definições mais claras e os exemplos apresentados, a ideia é que você comece a fazer conexões entre autonomia e independência.
Capacitar profissionais, pessoas idosas e a sociedade para promover maior liberdade aos novos anos de vida conquistados com a longevidade.
Aliás, você pode aprender muito mais assistindo todos os vídeos desta série intitulada Dicionário Gerontológico.
As palavras “envelhecimento”, “velhice”, “idoso”, “pessoa idosa”, são faladas em diferentes contextos. Contudo, você já refletiu sobre o significado desses termos? Esta série busca compreender com clareza cada um deles, sem deixar de lado a leveza da "boa prosa". A beleza e a complexidade do processo de envelhecimento humano entram no papo. De maneira imaginativa, abrimos o Dicionário Gerontológico e construímos conhecimentos sobre o assunto.
Confira outras notícias clicando aqui.