Recentemente foi lançado o e-book “Gentileza de SER – Solidariedade, Empatia e Respeito. Longevidade: Práticas de Qualidade de Vida e Bem-estar”, organizado por Kélvio Luís e Sara Sales e apoiado pelo Movimento Nacional Vidas Idosas Importam.
A obra reúne reflexões e práticas voltadas para o envelhecimento saudável, abordando temas como bem-estar, inclusão na longevidade. Além disso, apresenta alguns depoimentos de pessoas longevas e fotografias de pessoas idosas, o que contribui para a representatividade e visibilidade da velhice.
O e-book é gratuito e chega à sua terceira edição, inclui pessoas de diferentes idades como autores, reforçando a importância do trabalho conjunto para fortalecer a discussão sobre longevidade e qualidade de vida.
Os capítulos são variados, veja alguns deles:
Sono como uma forma natural de promover longevidade;
Respirar Longevidade;
Programa Reflorescer;
A importância da espiritualidade na vida do idoso;
Vivências na saúde mental.
Entre os destaques do e-book está o capítulo “Rota da Longevidade: quais são os pilares para viver bem?”, assinado por Tássia Chiarelli. Neste capítulo, Chiarelli compartilha a experiência da série Rota da Longevidade, que aborda locais e práticas que promovem o envelhecimento saudável. Essa série está disponível no canal Longevidade para Todos, no Youtube, clique aqui para assisti-la.
Leia um trecho do início do capítulo:
Afinal, o que é “viver bem”? “Viver bem” reúne uma série de atributos, alguns permanentes e outros transitórios, que variam de acordo com o ciclo de vida do indivíduo. “Viver bem” caminha junto com “envelhecer bem”. Assim como o envelhecimento é um processo único, o significado de "viver bem" dependerá de quem responde. Se recorrermos à literatura gerontológica, encontraremos termos que trazem princípios norteadores para promoção do "envelhecer bem".