A Revolução Tecnológica está transformando diversos aspectos de nossas vidas, desde a comunicação até a gestão financeira e cuidados com a saúde. No entanto, é fundamental garantir que essas transformações não gerem exclusão digital e social, especialmente para a população idosa, que apresenta níveis variados de habilidades no uso de novas tecnologias.
Com esse pensamento, o canal do YouTube "Longevidade para Todos", com participação da Gerontóloga Tássia Chiarelli, lançou um vídeo onde aborda a necessidade de uma abordagem tecnológica inclusiva que atenda aos variados perfis de idosos. No vídeo, são discutidas estratégias para tornar a tecnologia mais acessível e amigável para os idosos. "Precisamos de um atendimento humanizado, inclusive no ambiente digital. Aplicativos devem ser fáceis de usar, com uma linguagem clara e canais de comunicação amigáveis. No atendimento presencial, o ambiente e os profissionais também devem estar preparados para receber os idosos", destaca a Gerontóloga Tássia.
Destaca-se a importância de oferecer oportunidades de aprendizagem para os idosos, garantindo que possam acompanhar as mudanças tecnológicas. Além disso, Tássia ressalta a necessidade de eliminar o preconceito com a idade, conhecido como idadismo ou etarismo, e incluir todas as gerações na transformação digital.
Para assistir ao vídeo completo e entender mais sobre como a tecnologia pode ser inclusiva para todos, acesse o canal "Longevidade para Todos" no YouTube através deste link ou clicando no próprio vídeo: